CHÁ: Um Pouco de Conhecimento deste Universo – PARTE II

Todo o chá é uma infusão, mas nem toda a infusão é um chá. Quimicamente, uma infusão é a bebida que resulta da imersão de alguns ingredientes em água quente. Normalmente, chama-se de infusões todas as bebidas que resultam deste processo, porém apenas as infusões de folhas da Camellia sinensis deveriam ser chamadas de Chá.

O Chá é uma bebida natural proveniente das folhas de uma planta verde chamada Camellia sinensis.
As folhas da Camellia sinensis têm formato ovalado e são macias, lustrosas e pontudas. É nativa da China e de parte da Índia. Atualmente o chá cresce em mais de 25 países ao redor do mundo. Ele cresce bem em solo ácido e clima quente com pelo menos 820ml de chuva por ano. O aroma do chá, a qualidade e o caráter são completamente dependentes da região, da altitude, do tipo de solo e do clima no qual ele cultivado. O chá varia em sua qualidade dependendo da região e condições climáticas onde ele cresce.

O chá branco, chá amarelo (mais raro), chá verde, chá Oolong, chá preto e chá Puerh vêm da mesma planta. O que determina cada tipo de chá é o processamento pelo qual ele irá passar.

O chá é cultivado ao redor do mundo, desde o Sub continente Indiano na Índia, Nepal e SriLanka, a China, Japão, Indonésia, Vietnã, até o Subcontinente Africano no Kênia e América Latina.

O Chá, a bebida mais consumida no mundo, depois da água, é também uma das mais valiosas em termos de composição química.

O Chá contém: cafeína (teína), tanino, aminoácidos, proteínas, microelementos e minerais: flúor, potássio, cálcio, manganês. Além das Vitaminas: niacina, vitamina B1 e B2.

Fonte:
Amigosdocha.com.br
Livro Chá: rituais e benefícios. Autora Christine Dattner. Editora Senac.