CHÁ: Um Pouco de Conhecimento deste Universo – PARTE III – Saúde e Bem-estar

O Chá é rico em teína, molécula quase 3 vezes menos potente que a cafeína, restaura a energia. A teína estimula o cérebro, sem, porém, o irritar. Não existe bebida tão “reconfortante” quanto uma xícara de Chá.

O Chá é rico em antioxidantes, graças aos polifenóis (tanino) e à catequina que contém. Combate o envelhecimento e, por isso, tem sido utilizado cada vez mais, de maneira concentrada, na cosmética.
Graças aos flavonoides que contém, o Chá protege das doenças cardiovasculares, uma vez que facilita a circulação sanguínea.
O Chá tem igualmente um efeito protetor contra certos tipos de câncer. Reforça as defesas imunológicas. O Chá é rico em flúor e evita o aparecimento de cáries dentárias.
Contém vitaminas A, B, C, E e K, oligoelementos e minerais, em maior ou menor quantidade, conforme a cor do Chá.
O Chá também ajuda a digestão e é um excelente diurético. Não contém caloria alguma e pode ser bebido à vontade.
O Chá infundido e utilizado em compressas alivia o inchaço das pálpebras. Ingerido quente, combate as dores de cabeça…
A única contraindicação informada até hoje diz respeito à redução na absorção do ferro nos alimentos se o Chá for bebido durante as refeições. Recomenda-se, pois, àqueles que apresentam falta de ferro, que não bebam Chá 1h antes e 1h depois das refeições, para não prejudicar a sua absorção.
Antes de proporcionar qualquer benefício físico, o Chá deve ser considerado um prazer… uma partilha… uma alegria. Para ser então bebido como se deseja.

Fonte:
Livro Chá: rituais e benefícios. Autora Christine Dattner. Editora Senac.