Uma boa noite de sono é tudo! Só sentimos o valor de uma boa noite de sono, quando dormimos mal…
Estresse, ansiedade, insônia, fadiga, agitação, cansaço… Vários fatores podem atrapalhar o nosso sono.
Algumas ervas podem ajudar a trazer calma, serenidade e tranquilidade na hora de dormir.
Que tal experimentar?!
Alfazema/ Lavanda (Lavandula officinalis)
Tem propriedades sedativas, relaxantes, calmantes e ansiolíticas comprovadas, que ajudam a melhorar a ansiedade, inquietação e agitação, reduzir o estresse e combater a depressão, que podem causar insônia ou dificuldade para dormir.
Assim, ajuda a melhorar a qualidade do sono, combater a insônia e melhorar o bem-estar geral.
Ela ajuda a relaxar e ainda combate queda de cabelo, estresse, melhora a cicatrização de lesões na pele, dores de cabeça. Pode utilizar o óleo essencial de alfazema/lavanda, massageando a testa, ao redor do nariz e as mãos ou aplicar gotas no travesseiro.
Camomila (Matricaria chamomilla)
Utilizado para acalmar, sendo indicado em situações de estresse, ansiedade e de insônia. É eficaz para induzir o sono, já que demonstra ter propriedades sedativas.
O vapor liberado pelo chá de camomila, quando inalado, também tem demonstrado ser capaz de reduzir os níveis de estresse.
É uma erva suave, com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas e antivirais.
Maracujá folha (Passiflora incarnata)
Tem propriedades calmantes, reduz o estresse e promove a tranquilidade. Este chá é perfeito para momentos de relaxamento, criando um ambiente propício ao descanso e à serenidade.
Combate a insônia e a fadiga, melhora as disfunções do sistema nervoso e trata a ansiedade.
Melissa (Melissa officinalis)
Tem um alto efeito calmante, ajuda relaxar o corpo, diminui o estresse, a ansiedade e para melhorar o humor. Consumi-la na forma de infusão tem um efeito sedativo que pode ajudar a induzir o sono!
Contribui para aliviar a gastrite, inchaço abdominal, má digestão, gases e dor de cabeça, já que contém propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antidispépticas.
Valeriana (Valeriana officinalis)
Ela libera várias substâncias que aumentam a quantidade de neurotransmissores que ajudam a relaxar e tratar a insônia. Ela pode ser usada para aumentar o tempo de sono e reduzir o número de vezes que se acorda durante a noite.
Tem o potencial de influenciar no funcionamento das células nervosas, ajudando em crises de insônia, agitação, esforço mental, cansaço. Ela ameniza dores e estresse rotineiro, assim como cólicas menstruais, efeitos da menopausa e da TPM.