Maca peruana: o que é e para que serve?

Tubérculo original do Peru, a maca peruana tem uma composição rica em nutrientes e minerais, que podem contribuir para a prevenção de doenças e melhora da saúde.

Maca peruana é um alimento nativo da região dos Andes, que se popularizou por sua composição rica em nutrientes e minerais, bem como seus benefícios para a saúde.
Encontrada como suplemento nutricional, a raiz passou por pesquisas ao longo dos anos com o objetivo de identificar suas propriedades farmacológicas.
Neste processo, benefícios como redução de sintomas da menopausa, melhora na fertilidade e impactos positivos para a saúde mental foram observados.
Entenda para que serve o alimento e quais as principais contribuições para a saúde física e mental.

O que é a maca peruana?
Natural da região dos Andes, no Peru, a maca peruana é uma espécie de tubérculo, conhecida pelas propriedades nutricionais e medicinais.
A planta era cultivada e consumida pelos nativos da região há mais de dois mil anos. Na época, os povos relacionavam a maca a benefícios como aumento da fertilidade e melhora na função sexual.
As informações são de um estudo da Unijorge (Centro Universitário Jorge Amado), que explica outras propriedades funcionais atribuídas ao consumo do tubérculo após pesquisas, como o combate à ansiedade, benefícios para a memória e função energizante.

Para que serve a maca peruana?
A maca é um alimento, utilizado como suplemento funcional por conter propriedades que podem contribuir para a saúde e bem-estar.
Diante da comprovação desses benefícios, apontados em artigos como o “Maca peruana (Lepidium Meyenii Walp): Panorama Atual”, publicado pela USP (Universidade de São Paulo), e o estudo da Unijorge, a raiz passou a ser utilizada como fitoterápico.
Hoje, é possível encontrar suplementos nutricionais produzidos a partir da maca, assim como a maca peruana em pó.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/maca-peruana/ (parte da matéria)