Os inúmeros benefícios já comprovados pela ciência com o uso da cúrcuma não são novidade, porém, muitas pessoas podem ter dúvida em relação à dosagem e à forma de consumi-la.
As recomendações de dosagem de como consumir cúrcuma variam de acordo com vários fatores, incluindo o estado de saúde da pessoa e os objetivos gerais dentro do tratamento.
Qual é a melhor dosagem diária de cúrcuma? A dosagem deve estar de acordo com a quantidade de curcumina presente na especiaria. A curcumina, é o princípio ativo da cúrcuma. É a curcumina que faz com que a cúrcuma (açafrão) tenha tanto poder no tratamento de diversas doenças crônicas, incluindo câncer de mama, câncer de cólon, câncer de pulmão, doenças inflamatórias do intestino, etc.
Então, quanto açafrão é preciso tomar para aproveitar os seus benefícios?
Estas são algumas dosagens de curcumina que têm sido usadas para adultos:
• Rinite alérgica (por via oral): 500 miligramas de curcumina por dia durante 2 meses. Pode dividir em duas vezes ao dia esta quantidade.
• Depressão (por via oral): 500 miligramas de curcumina ao dia. Tempo a critério do especialista. Pode dividir em duas vezes ao dia esta quantidade.
• Colesterol alto (por via oral): 1 a 1,4 gramas de curcumina em duas doses divididas diariamente por 3 meses. (Nota: neste caso específico, a cúrcuma pura não é a melhor opção para um tratamento. Sugire-se buscar um extrato de curcumina concentrado para chegar ao resultado terapêutico desejado).
• Doença hepática não causada pelo álcool (por via oral): 70 miligramas de curcumina por dia durante 8 semanas.
• Prurido (por via oral): 1.500 miligramas de cúrcuma em três doses divididas diariamente por 8 semanas.
• TPM (por via oral): 100 miligramas de curcumina, duas vezes ao dia começando 7 dias antes do período menstrual, continuando durante o período menstrual e por 3 dias após o final do período menstrual, por 3 ciclos menstruais consecutivos.
• Artrite: de acordo com a Arthritis Foundation, uma dosagem de cápsulas de curcumina de 400 a 600 miligramas três vezes por dia ou 1-3 grama de raiz pura em pó por dia para osteoartrite. Para artrite reumatóide, 500 miligramas de curcumina duas vezes ao dia.
• Dosagem antiinflamatória da cúrcuma para colite ulcerosa: 3 gramas de curcumina diariamente por 1 mês junto com os tratamentos convencionais; 1,1 gramas de curcumina por dia durante 1 mês, seguido de 1,65 gramas por dia por outro mês, junto com os tratamentos convencionais; ou 2 gramas de curcumina diariamente por 6 meses junto com os tratamentos convencionais.
• Dores agudas em geral: 500 miligramas de curcumina.
Para facilitar:
9g de cúrcuma equivalem a 500mg de curcumina, então para atingir uma dose terapêutica de cúrcuma, deve-se tomar 1 colher de sobremesa cheia de cúrcuma ao dia (metade de manhã e metade à noite). Para reduzir esta dose, é preciso adicionar pimenta preta (do reino) e uma gordura nela e assim torná-la mais biodisponível e muito mais potente. Sugestão: 1 colher de sobremesa de cúrcuma pura + 1/4 de colher de café de pimenta do reino moída diluídos em óleo de coco. Dividir a dose em duas vezes, tomando metade de manhã e metade à noite.
Fontes:
www.yamuna.com.br
https://draxe.com/nutrition/turmeric-dosage-for-inflammation/