Alimentos que podem ‘turbinar’ a imunidade

Este texto tem o objetivo de falarmos um pouco sobre a imunidade do nosso corpo e sobre alguns alimentos que podem nos auxiliar a potencializar a imunidade.

A imunidade do nosso corpo contra agentes externos, como vírus e bactérias compreende o “sistema imunológico” do organismo, o qual é constituído por células especiais, tecidos, proteínas e órgãos que têm o dever de nos defender contra estes agentes.

Em condições normais, o nosso corpo deveria ser capaz de se defender adequadamente contra bactérias e vírus causadores de infecções e doenças.

Quando contraímos uma infecção, seja um simples resfriado, ou algo mais severo, com frequência pensamos: ‘Devo estar com a imunidade baixa…’. Isso acontece quando nosso organismo está com a produção de anticorpos deficitária ou insuficiente para combater o ‘ataque’ dos agentes externos que causam as infecções.

Para potencializar o sistema imunológico e aumentar as defesas do organismo contra agentes externos causadores de infecções e doenças, algumas atitudes diárias de hábitos saudáveis são essenciais. Por exemplo: 1) fazer atividade física com regularidade, respeitando as peculiaridades do seu corpo; 2) ter uma alimentação adequada em quantidade e qualidade. Estes hábitos contribuem para manter o equilíbrio do nosso organismo, fortalecendo células e tecidos corporais.

Uma alimentação balanceada deve incluir a ingestão diária de macronutrientes e micronutrientes. Os Macronutrientes são as proteínas, os carboidratos e os lipídios (gorduras), os quais possuem papel importante na geração de energia para o nosso corpo, assim como na construção e manutenção de todos os órgãos do nosso corpo.

Já, os Micronutrientes são os minerais e as vitaminas, sendo que os mesmos, auxiliam as enzimas envolvidas na resposta imune do nosso corpo e também na maturidade das células de defesa.

Podemos ajudar o nosso organismo a ter um equilíbrio de nutrientes e assim estar mais preparado contra o ‘ataque’ dos agentes externos, através da inclusão na rotina diária de alguns alimentos, em especial aqueles que potencializam a nossa imunidade. Temos algumas sugestões:

– As Oleaginosas como nozes, amêndoas e castanha do Pará são fonte de minerais, vitaminas e gorduras boas.

– Os chás oriundos da planta Camellia sinensis, como o Chá verde, que é o mais conhecido e também o chá branco, o chá vermelho, o chá preto e o chá amarelo. Eles aceleram o metabolismo, são digestivos, antioxidantes, anti-inflamatórios e fortalecem o coração.

– A Chlorela é uma antiga microalga com incrível capacidade de desintoxicar e promover a renovação celular do seu corpo. Esta espécie contém mais clorofila do que qualquer outra planta da Terra e protege o seu corpo de impurezas, como metais pesados, pesticidas e poluentes atmosféricos. Além disso, a chlorela tem atividade antitumoral, antibacteriana, antiviral e antienvelhecimento. Oxigena o sangue, fortalece as células e combate alergias.

– O Própolis é uma mistura de pólen, cera e resinas vegetais coletadas pelas abelhas. É rico em flavonoides e antioxidantes, o que estimula a imunidade celular e incentiva a atividade de destruição de corpos estranhos ao organismo. É antibacteriano, antiviral, antiprotozoário e anti-inflamatório.

-O Óleo de alho tem muitos benefícios, vários deles conhecidos desde a época do Egito antigo. Vamos citar apenas os ligados à imunidade do organismo. As propriedades antifúngicas e antibacterianas do óleo de alho o tornam excelente para o tratamento de infecções causadas por fungos e bactérias. A alicina, um de seus compostos ativos, também apresenta atividade antimicrobiana contra parasitas e vírus.

– A Geleia real é produzida pelas abelhas operárias para alimentar a abelha rainha, a qual é a única da colmeia a se alimentar de geleia real. Enquanto que uma abelha operária vive 45 dias e é estéril, a abelha rainha vive 5 anos e é muito fértil! Em termos de benefícios para a imunidade do nosso corpo, a geleia real tem ação antibacteriana, antioxidante e anti-inflamatória. Ela fortalece todo o nosso sistema imunológico. Em termos de benefícios gerais ao nosso corpo, podemos destacar: 1) alivia a tosse, resfriado, bronquite e rinite; 2) auxilia no tratamento de doenças como Mal de Alzheimer, Parkinson, depressão, ansiedade e perda de memória; 3) colabora no equilíbrio hormonal; 4) alivia mal-estar e náuseas decorrentes de tratamentos de quimioterapia; 5) evita queda de cabelo; 6) regula a pressão arterial, pois tem ação vasodilatadora.

Aqui nós falamos a respeito de alguns alimentos (ou superalimentos!) que possuem inúmeros benefícios para a nossa saúde e bem-estar, com ênfase na sua capacidade de colaborar na melhora da nossa imunidade. É importante ressaltar que o seu consumo deve se tornar um hábito para que os seus efeitos sejam percebidos. Outra dica é buscar informações com profissionais como Nutricionistas, Nutrólogos e outros profissionais da área de saúde.