CACAU: Natural, Alcalino e Black – Quais as diferenças?

Em geral, encontramos dois tipos de cacau em pó: natural e alcalino. A palavra alcalino é o oposto da palavra ácido. Desta forma, a principal diferença entre estes dois tipos de cacau é que o cacau natural é um pouco mais ácido (apresentando PH entre 5 e 6), enquanto o cacau alcalino é mais neutro (apresentando PH entre 7 e 8). Além disso, o cacau alcalino possui uma cor mais escura e um sabor mais suave, sendo muito utilizado para fazer bebidas, sorvetes, doces e em qualquer tipo de receita em que se deseja um sabor menos amargo.
E o Cacau Alcalino Black?

Na produção do Cacau em Pó Black, a diferença começa na aquisição de amêndoas de cacau selecionadas. Elas passam por um criterioso processo de torrefação, moagem, prensagem e micronização (moagem super fina). Isto garante as melhores características de aroma e sabor. O Cacau em Pó alcalinizado Black é o produto resultante do processo de separação dos sólidos das gorduras da amêndoa de cacau.

A qualidade do Cacau em pó alcalinizado black permite as melhores produções de chocolates e derivados, achocolatados, coberturas, misturas secas, confeitos e sobremesas.

A grande diferença entre o Cacau alcalino convencional para o Cacau alcalinizado Black está no maior tempo de torra. O Cacau Black passa por um processo de 6 a 8 horas no reator. Com isso, o Cacau Black tem um pH mais elevado, com cerca de 0,5% mais alcalino!