Benefícios à saúde:
A soja é fonte de vitaminas do complexo B, como tiamina (B1), riboflavina (B2) e niacina (B3); de vitaminas C, E e K, fibras, ferro, ácido fólico, ômega 3, cobre, fósforo, potássio, zinco, magnésio e triptofano (aminoácido que, assim como a niacina e o magnésio, atua como precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar). Também tem alto teor de gorduras boas (mono e poli-insaturadas), baixo teor de gordura ruim (saturada) e é livre de colesterol.
Além disso, contém isoflavona, um composto orgânico que atua na prevenção de cânceres de mama, colo do útero e próstata. Por ter uma estrutura química semelhante ao hormônio feminino estrógeno, a isoflavona é capaz, ainda, de aliviar os efeitos da tensão pré-menstrual (TPM) e da menopausa, e atua na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e osteoporose.
Alguns derivados e formas de consumo:
• Proteína isolada da soja-PIS ou Isoflavona: é a forma mais pura e concentrada da soja. Esse tipo contém pouquíssimos carboidratos e um alto teor de proteínas (ao menos 90 %).
• Proteína texturizada de soja-PTS: conhecida como carne de soja, esse tipo de soja é um alimento obtido por meio de processos industriais.
• Extrato de Soja: também conhecido como Leite de Soja em pó, é um alimento obtido através moagem dos grãos de soja com água. É um produto bastante utilizado na substituição do leite de origem animal. Pode ser puro ou com sabor (baunilha, chocolate…)
• Farinha de Soja: é feita por meio da soja torrada, e em seguida, moída. A maior parte do seu valor nutricional é preservada, sendo uma boa forma de deixar seus alimentos mais saudáveis
• Fibra de Soja: é uma fibra têxtil extraída do resíduo da semente de soja após a extração do óleo. É a única fibra proteica do mundo de origem vegetal. Feita a partir do farelo do grão de soja, a fibra de soja possui aproximadamente 35% de proteínas e até 45% de fibras solúveis e insolúveis.
• Petisco de soja em grão torrado: o grão de soja torrado pode ser consumido como petisco, substituindo o amendoim, por exemplo. Pode ser puro, com sal, ou com sabores.
• Soja em grão: antes de cozinhar, deve ser selecionada, lavada, escorrida, receber um choque térmico com água fervente, aguardar 1 minuto e imediatamente após, deve ser posta de molho em água gelada, deixando por 6 e 8 horas nesta água.
Existem outros derivados da soja, como o óleo de soja, o molho de soja – conhecido como shoyu, o queijo de soja – conhecido como tofú.