DETOX: o queridinho do Verão

Muitas pessoas estão aderindo à desintoxicação do organismo, por modismo ou por indicação de um profissional da nutrição. Conforme matéria publicada no site globo.com, a dieta detox “é uma técnica da nutrição funcional que tem como objetivo estimular a eliminação de substâncias tóxicas consumidas no dia a dia, como agrotóxicos, conservantes alimentares, álcool, medicamentos. É um processo biológico que ocorre em todas as células, principalmente no fígado e no intestino”. Essa eliminação acontece junto com a perda natural da água do corpo e, por isso, é importante consumir uma grande quantidade de líquidos – mas não se limitar somente a isso. “Não é uma dieta exclusivamente líquida, é composta por alimentos que promovem a eliminação dessas toxinas”.

            Mas, a quem é indicado fazer uma Detox? Quem come frequentemente em restaurantes, quem consome diariamente produtos industrializados, quem tem dificuldades para perder peso, quem tem acne, retenção de líquidos ou cansaço excessivo, todos podem estar com o organismo sobrecarregado. “Melhora esses sintomas, a pele fica ótima e até diminui a compulsão por doces”.

            Os sucos detox podem ser ingeridos em qualquer hora do dia, porém, pela manhã, no desjejum, é mais indicado, pois, pelo longo período de jejum durante o sono, nosso organismo assimila mais os nutrientes e a absorção é maior.

            Um  aliado no processo de desintoxicação é o Matchá, que é um tipo especial de chá produzido com folhas selecionadas de chá verde (Camellia sinensis). De acordo com matéria publicada no clicrbs, há mais de um milênio o matchá veio do Japão como uma ajuda para a prática da meditação. Durante longas horas de sessão, os monges bebiam o chá para permanecerem alerta, porém calmos. A ciência moderna confirmou recentemente as lições de séculos de tradição. O matchá é rico em L-teanina, um aminoácido do bem estar, que realmente promove um estado de relaxamento. Ele é rico em antioxidantes, sendo 20 vezes mais potente que os chás tradicionais.