HOJE TEM BOLO: QUE DELÍCIA!

Que delícia comer um bolinho numa tarde chuvosa ou até mesmo no calor! Ele conforta e geralmente nos remete à infância. Pode ser terapêutico para quem gosta de cozinhar e até ajuda a tonificar os braços para quem gosta de bater na mão… Muito bom pedir ajuda para as crianças e fazer ‘sujeira’ na cozinha…

            Hoje sabemos que a maioria dos bolos tradicionais são ricos em açúcar refinado, farinha branca pobre em fibras e nutrientes, gordura hidrogenada e alto índice glicêmico.

            Felizmente, é possível transformar as receitas tradicionais em preparações mais saudáveis, ricas em micronutrientes, fibras, com gorduras boas, fazendo adaptações nos ingredientes e ainda agradando toda a família.

 

Algumas farinhas que podem ser usadas em substituição à farinha de trigo branca:

– Farinha de Amêndoas:  A amêndoa tem alto poder antioxidante, baixo IG, é rica em fibras, sais minerais, ácido fólico, proteína, vitamina E, arginina. Sabor agradável e leve.

– Farinha de Aveia: Auxilia na eliminação das toxinas, aumenta sensação de saciedade, rica em betaglucana (fibra que reduz a absorção de gorduras e açucares), fonte de ferro, cálcio, magnésio, potássio, vitaminas do complexo B, triptofano.

– Farinha de Coco: obtida através da secagem da polpa, rica em fibras e gorduras boas, com pouquíssimo carboidrato, ajuda a acelerar o metabolismo, aumenta a saciedade.

– Farinha de Trigo Sarraceno (trigo mourisco): Não tem nenhuma relação com o trigo. É uma semente livre de glúten, com mais fibras do que a aveia, com maior teor de proteínas e nutrientes, baixo IG.

– Farinha de Milho Orgânica: rica em fibras, zinco (melhora o sistema imunológico), ferro, vitamina A, carotenoides.

– Chia, linhaça, amaranto …

 

Alguns açúcares que podem ser usados no lugar do açúcar refinado:

– Xilitol: derivado alcoólico do milho e outros vegetais, de baixíssimo valor calórico (40% a menos de calorias), previne cáries, pode ser utilizado por diabéticos, gestantes e crianças.

– Eritritol: derivado alcoólico de vegetais, fruta e cogumelos, praticamente zero em calorias e IG zero. Pode ser utilizado por diabéticos, gestantes e crianças.

– Açúcar mascavo: extraído da cana de açúcar, obtido pelo cozimento e não pelo refinamento, mantendo seu potencial de nutrientes.

– Açúcar demerara: extraído da cana de açúcar, passa pelo processo de purificação e refinamento mas não leva aditivos químicos, mantém seu potencial de nutrientes.

– Açúcar de coco: IG mais baixo (35mg comparado com o açúcar refinado que é 68mg), menos calórico, obtido através da desidratação da seiva bruta do interior do coqueiro, minimamente processado.

 

Empório FazBem

Nutricionista Funcional Patrícia Iserhard Trainini

CRN10 0440