Homem inteligente também cuida da saúde e faz exames

Depois das campanhas voltadas à prevenção ao câncer de mama em outubro, agora as atenções estão voltadas à saúde do homem. O Novembro Azul é mais uma data que reforça a importância de levar a sério o câncer de próstata, que deverá atingir mais de 65 mil novos casos no Brasil em 2020.

A luta para mobilizar o público masculino para os exames preventivos é antiga e faz toda a diferença para o sucesso do tratamento, em caso de diagnóstico deste câncer. O que muitos homens ainda esperam é um sinal da doença que na maioria dos casos tem evolução silenciosa.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) alerta que o câncer de próstata é a segunda causa de morte entre os homens no Brasil. Detectar um tumor em fase inicial melhora significativamente o tratamento e a chance de cura é de 90%.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que a partir dos 50 anos de idade sejam feitas consultas anualmente ao urologista. Pessoas com histórico familiar devem ter um cuidado ainda maior com a prevenção deste tipo de câncer.

Segundo o Inca, a idade é um fator de risco para o câncer de próstata, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem em homens a partir dos 65 anos de idade. Isso não significa que seja um problema exclusivo dos idosos, há relatos também de diagnóstico em homens na faixa etária dos 40 ou até menos, por isso se fala tanta na importância de fazer uma rotina de exames pelo menos uma vez ao ano.

Principais sintomas

O câncer de próstata na maioria dos casos não apresenta sintomas. Os exames de PSA, imagem e o toque retal as únicas formas seguras de se fazer o diagnóstico. Os sinais que chamam a atenção e precisam de uma avaliação médica são:
– Dificuldade de urinar;
– Diminuição do jato de urina;
– Necessidade de urinar muitas vezes durante o dia ou à noite;
– Sangue na urina.

Cuide bem da alimentação

A alimentação saudável e a prática de atividade física são as principais dicas quando o assunto é saúde e prevenção de doenças. Estudos mostram que essa combinação também tem efeitos positivos no tratamento e combate ao câncer.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer, o excesso de gordura corporal provoca alterações hormonais e um estado inflamatório crônico no organismo contribuiu para a progressão ou formação de diversos tipos de câncer. As escolhas alimentares podem ajudar na prevenção ou acelerar o desenvolvimento da doença. Enquanto cereais integrais, frutas, verduras e legumes protegem o organismo, alimentos muito processados ou artificiais favorecem os problemas de saúde, inclusive o câncer.