Saúde nunca foi tão importante nos últimos tempos, não é mesmo?! Nunca foi tão importante estarmos com uma boa imunidade, e isso se conquista no dia a dia.
Os super alimentos possuem um importante papel na saúde e longevidade, oferecem benefícios e funcionalidades especiais. Claro que, sozinhos, não conseguem fazer um milagre. Então, durma bem, pratique atividade física, cuide da sua saúde emocional, e inclua esses “ingredientes” na sua alimentação diária!!! Com certeza, você terá um “upgrade” na sua saúde.
Dentre eles, podemos citar o matchá, a cúrcuma, maca peruana, spirulina, frutas vermelhas, cacau, chá verde, vegetais, oleaginosas, sementes, farelos, azeite extra virgem, alho, gengibre…
Vamos falar sobre alguns deles:
No gergelim encontramos a sesamina, um fitoesterol auxiliar no controle DO colesterol e hipertensão arterial, além de ser riquíssimo em cálcio e minerais.
A cúrcuma (açafrão) é uma raiz que tem como princípio ativo a curcumina, um poderoso antioxidante e antimutagênico. Age também como um excelente anti-inflamatório, bloqueando os sinalizadores inflamatórios do nosso organismo, além de melhorar a funcionalidade de enzimas no processo de destoxificação.
O matchá é um dos chás mais concentrados em fitoquímicos, com propriedades antioxidantes que combatem o envelhecimento, e, por ser termogênico, aumenta a queima de calorias. Uma colher de cafezinho possui 400mg de fitoquímicos (catequinas), 70mg de cafeína, melhorando a fadiga e prevenindo doenças crônicas.
O amendoim, o cacau e a passa de uva são ricos em resveratrol e previnem doenças do coração. São aliados no controle da inflamação, proteção do cérebro, ativação de genes pró-longevidade.
A maca peruana é rica em antioxidantes, ajuda na regulação hormonal, rica em aminoácidos, energizante, rica em fibras e minerais
As avelãs possuem gorduras boas, proteínas, vitaminais e minerais. O fitoesterol diminui a absorção do colesterol ruim, melhora o perfil do colesterol bom. Os antioxidantes combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.
O tomate apresenta uma ótima quantidade de licopeno, que auxilia na prevenção de muitas doenças crônicas.
Fonte: Patrícia Trainini – Nutricionista Funcional