VAMOS FALAR SOBRE… A BATATA-DOCE

Amiga da saúde, a batata-doce é uma verdadeira estrela! Rica em nutrientes e sabor – que é levemente adocicado, ela traz muitos benefícios para o nosso corpo.
Com alto teor de fibras, vitaminas (A, E, C e K e do complexo B), proteínas e minerais (zinco, cálcio, magnésio, ferro, manganês e potássio), é um superalimento que merece nossa apreciação.
Sua polpa pode ser branca, amarela, roxa e avermelhada e, em função de seu sabor, é uma boa opção para receitas doces e salgadas.
Cerca de 100 gramas do alimento cozido contêm aproximadamente 77 calorias e 18,4 g de carboidratos.

Principais benefícios da batata-doce:
1. Contribui para o ganho muscular
Por ser uma fonte de carboidratos, consumir batata-doce ajuda no ganho de massa muscular. Isso ocorre porque o aumento da massa magra depende não apenas do exercício, mas também do equilíbrio da ingestão entre proteínas e carboidratos. Por ter um índice glicêmico médio, a batata-doce fornece energia de forma gradual para as atividades físicas, evitando quedas bruscas dos níveis de glicose e fadiga muscular, o que melhora o desempenho durante os treinos.

2. Faz bem para a saúde intestinal
As fibras e antioxidantes presentes na batata-doce promovem a saúde intestinal. Quando cozida e resfriada, também fornece amido resistente, um tipo de amido que ao passar pelo intestino grosso alimenta as bactérias benéficas. Por isso, atua como um prebiótico e melhora o funcionamento intestinal. Essas bactérias estão associadas a um menor risco de doenças como síndrome do intestino irritável e diarreias.

3. Melhora a visão
Por ser um alimento rico em betacaroteno, precursor da vitamina A, tem forte relação com os cuidados com a visão, já que essa vitamina ajuda a proteger a córnea. Além disso, as batatas-doces roxas possuem antocianina, um flavonoide que previne sintomas como cansaço ocular, visão dupla, dor ao redor dos olhos e visão turva.
4. Fortalece o sistema imunológico
Mais uma vez o betacaroteno presente no alimento proporciona benefícios para o organismo. A vitamina A contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, além de atuar como antioxidante, protegendo nosso corpo da ação nociva do excesso de radicais livres. E também possui vitamina C, que atua como antioxidante e contribui para deixar o organismo mais forte para combater infecções ou outras doenças.

5. Controla a glicemia
O consumo de batata-doce controla a glicemia e a secreção de insulina por ser um alimento de médio índice glicêmico. Por isso, os carboidratos da batata-doce são digeridos mais lentamente, levando ao aumento gradual da glicose no sangue e evitando picos de glicemia e insulina.

6. Controla a pressão arterial
Pode auxiliar no controle da pressão arterial por apresentar em sua composição sais minerais como zinco, cálcio, magnésio, ferro, manganês e potássio. A batata-doce cozida contém 148 mg de potássio a cada 100 gramas. Sabe-se que o mineral melhora o tônus vascular e ajuda na redução da pressão arterial.

Riscos e contraindicações
O consumo de batata-doce é considerado seguro para a maioria das pessoas. Mas, é preciso controlar a quantidade ingerida por ser um carboidrato, pois em excesso pode levar ao ganho de peso.
Pessoas com histórico de pedras nos rins devem consumir com moderação, pois o vegetal contém oxalato, o que contribui para a formação de cálculos renais.

Como consumir?
Pode ser consumida em pratos doces e salgados – cozida, assada, como purê, acompanhando outros pratos, e também como um delicioso ‘chips’, para comer na hora do lanche e para dar aquela ‘crocância’ aos pratos… Na FazBem você encontra a Batata-doce Chips!

Fonte: Adaptado de: https://www.uol.com.br/vivabem (nutricionistas Amanda Felippe Padoveze, Daniela de Assumpção e Maria Fernanda Vischi D’Ottavio)