Você sabia que o estresse pode descontrolar a diabetes?

Não é novidade para ninguém que o estresse causa muitos danos à saúde. Dores pelo corpo, insônia, cansaço e infecções oportunistas são os mais lembrados. O que muita gente ainda não sabe é que o estresse pode alterar diretamente a glicemia, impedindo o organismo de produzir insulina ou utilizá-la adequadamente. O resultado é o surgimento ou descontrole do diabetes.

Um alerta importante neste Dia Mundial do Diabetes é que controlar o estresse, buscando uma vida equilibrada, também faz parte do tratamento das pessoas que sofrem com a doença. Viver sempre no limite não é saudável para ninguém.

Conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes, não é difícil entender porque o estresse altera a glicemia. Quando ele aparece, o organismo se prepara para atacar ou correr. Essa situação de ponto de ataque ou defesa faz com que o corpo libere níveis elevados de vários hormônios, que vão mobilizar a liberação da energia estocada em forma de açúcar e gordura. Com os diabéticos isso pode ser um problema ainda maior porque a insulina não “transporta” essa energia extra para dentro das células. O resultado será mais glicose no sangue e, consequentemente, o descontrole do diabetes.

Outro alerta importante é que a pessoa estressada tem mais dificuldade para cuidar da alimentação. Hábitos como aumentar o consumo de açúcares ou carboidratos na busca de um alívio ou prazer momentâneo podem ser perigosos. Abusar das quantidades também vai causar prejuízos aos diabéticos.

Cuidar da alimentação e fazer exercícios físicos regulares são fundamentais para manter o diabetes controlado. Alimentos com alto teor de açúcares e carboidratos simples devem ser evitados. Incluir no cardápio opções ricas em fibras, proteínas e gorduras boas é fundamental. Grãos integrais, legumes e gorduras saudáveis são ótimas escolhas.

Entenda o que é diabetes

No Brasil a estimativa da Sociedade Brasileira de Diabetes é que cerca de 7% da população tenha a doença, que é crônica. Isso significa que ela não tem cura, mas é possível viver com ela controlada.

A pessoa passa a ser considerada diabética quando o corpo não produz insulina ou não consegue usá-la de forma adequada a quantidade que produz. A insulina é um hormônio que vai controlar a quantidade de glicose no sangue. É justamente esse hormônio que vai fazer o organismo usar a glicose que é obtida por meio da alimentação como fonte de energia. Quando a pessoa é diabética, o corpo não produz insulina ou a glicose não é usada adequadamente.

A consequência dessa deficiência de produção/uso de insulina é o aumento do nível de glicose circulando no sangue, o que é chamado de hiperglicemia. Esse quadro não tratado por um período longo pode causar danos em alguns órgãos e aos vasos sanguíneos ou nervos.